Startup portuguesa vence competição mundial para soluções inovadoras no sector das águas.

by wakaru


Posted on August 06, 2018 at 9:00 PM



Realizou-se no passado dia 26 de Julho, no Centro de Convenções da Cidade do Conhecimento (Ciudad del Saber) no Panamá, o Global Demo Day 2018 Latin America. Estiveram presentes aquelas que, numa seleção e análise prévia, foram consideradas as 10 melhores startups do mundo com inovações no sector das águas. Tendo as ideias e soluções apresentadas tentado responder ao desafio de solucionar os atuais e os futuros problemas associados à gestão eficaz da água. Neste evento, estiveram presentes, finalistas representantes do Equador, México, Colômbia, Costa Rica, Panamá, Portugal e Noruega.

A coordenadora do Projeto da Reserva Ecológica Rodrigo Tarté, da Fundação Cidade do Conhecimento - Liriola Pití - apresentou as boas-vindas e agradeceu a todos os que pelo seu esforço, trabalho e conhecimento, tornaram possível este evento. Em especial aos participantes que, com as suas ideias, contribuíram para partilhar e colocar o seu conhecimento ao serviço da sociedade, promovendo uma sólida mudança do comportamento dos cidadãos.

Pablo González Ruiz De La Torre, Diretor de Inovação do Centro de Empreendedorismo da IE Business School, introduziu a competição e apresentou as regras que orientaram o presente ano. Os projetos foram avaliados por um júri de especialistas internacionais e de referência no sector, tendo sido considerados critérios como; a inovação do projeto, a equipa, o potencial de escalar globalmente as soluções apresentadas, o grau de preparação dos intervenientes, a oportunidade e posicionamento no mercado. Os participantes selecionados para a edição de 2018 foram; EnviroNor (Noruega), Loginvex (Colômbia), Ecowash (Costa Rica), Super Agua (Panamá), WaterWise - Wakaru (Portugal), IGrow (Panamá), The Tide (México), Green Modular Water (Panamá) e Yaku Pura (Equador), os quais apresentaram as respectivas propostas para avaliação do júri.

As apresentações foram escrutinadas por um painel onde marcaram presença especialistas da IE Business School, do Banco Mundial e do Governo do Panamá através da SENACYT-Secretaria Nacional de Ciencia, Tecnologia e Innovación, CONAGUA-Comisión Nacional del Agua e do IDAAN- Instituto de Acueductos y Alcantarillados Nacionales. Ao longo do evento foram discutidos apoios à inovação, em questões relacionadas com a água, a nível nacional e internacional.

Após um período de ponderação e análise das propostas apresentadas, foram dados a conhecer os vencedores do 2018 H2O Challenge e do Global Demo Day. Tendo sido as soluções Water Wise da Wakaru - Portugal, The Tide – México e Loginvex – Colômbia eleitas como as mais inovadoras do certame. Ester projetos terão acesso a serviços de apoio local, da Fundação Ciudad del Saber, e o apoio do Banco Mundial para a realização de um piloto no Panamá.

Durante o evento foram igualmente atribuídos, o prémio Nacional de Comunicação "The Water Challenge", onde a Cidade do Conhecimento, SENACYT e CONAGUA premiaram os melhores relatórios publicados no Panamá, em diferentes media, que promoveram a informação e a promoção da segurança hídrica, o uso eficiente da água e o seu valor como um elemento vital à vida.

Vitor Prisca, CEO da Wakaru, referiu ‘que o reconhecimento do potencial inovador da solução Water Wise resulta da tomada de consciência global de que temos de fazer mais e melhor, para que a gestão do recurso água seja cada vez mais eficiente’.

More Info: Global Demo Day 2018 Latin America


Acerca da Wakaru Consulting

A Wakaru Consulting, criada em 2013, foca a sua atividade na prestação de serviços de auditoria e consultoria nos domínios do Governance, Risco e Compliance. Gestão de Serviço e da Segurança de Informação e Privacidade, Gestão da Inovação e Investigação & Desenvolvimento Tecnológico. A Wakaru é uma empresa participada do Grupo ID Tecnologias SGPS.


Acerca do Water Wise System

O Water Wise System é uma solução inovadora que está a ser desenvolvida no contexto de um projeto de I&DT apoiado pelo prosgrama Portugal 2020. A solução Water Wise vai mudar o paradigma da gestão de redes de água, optimizando o nexus água-energia através de maior sensorização da rede, controlo remoto e inteligência em tempo real.

NEWSROOM

Wakaru foi distinguida como uma das 10 melhores startups do mundo no Sector das Águas

Wakaru irá participar no H2O Challenge, na cidade do Panamá, a decorrer de 16 a 27 de Julho de 2018

Know More


O Water Wise System é uma solução inovadora que está a ser desenvolvida no contexto de um projeto de I&DT apoiado pelo programa Portugal 2020

A solução Water Wise vai mudar o paradigma da gestão de redes de água, optimizando o nexus água-energia através de maior sensorização da rede..

Know More